Horário de Atendimento 08h30 - 12h00 | 13h30 - 18h
Selecione os imóveis do seu interesse! Nenhum imóvel selecionado ainda
Postado em 03 de Maio às 09h55

A importância da Orientação Solar na compra ou construção de um Imóvel.

Por: Jaime Cristofori

A orientação do sol é uma das coisas a ser verificada na hora de comprar ou alugar um imóvel. Ela define grande parte do conforto que você terá dentro da sua casa, apartamento ou escritório e, consequentemente, influenciará até o preço do seu imóvel.

Mas qual a melhor orientação?

Existe um gosto ou uma preferência particular e individual, mas procuramos orientar nossos clientes o seguinte:

  • A face sul praticamente não recebe sol. Portanto, se você mora numa cidade fria no inverno como Chapecó, em geral o sul do Brasil, seu imóvel será bastante frio. Se você mora no norte, você terá menos sol e, portanto, terá um imóvel menos quente.
  • Para o sul e sudeste do Brasil a melhor orientação solar, é a Leste. No inverno, o sol entra mais no imóvel e o aquece para o resto do dia. E no verão, ele não entra tanto no imóvel (pois está mais em pé) e não aquece tanto o imóvel.
  • Outra face bem interessante de posição solar é a Norte para as regiões Sul e Sudeste. No inverno aquece bem o imóvel e no verão diminui a insolação. Mas se você mora no norte/nordeste e não quer muito sol, é bom ter cuidado, pois aquece bastante o imóvel.
  • Em relação a face Oeste, na parte da manhã é frio e na parte da tarde é quente. Válido para todas as regiões do país. Pois pega todo o sol da tarde e pôr-do-sol, e no verão é mais acentuado ainda. Assim, quando você chegar em casa no fim do dia seu estará bem quente.

Um ponto que deve ser levado em consideração no momento da decisão em relação a posição solar é a região do Brasil que você reside. As regiões Sul e Sudeste os aspectos solares são diferentes em relação às demais regiões.

Outro fator a ser considerado é o que é mais importante o Sol ou a vista que você quer ter. Também é importante avaliar a liquidez de venda em caso de querer vender (as posições solares de face leste e norte são as mais procuradas em imóveis).

Sobre Jaime Cristofori: Graduado em Administração, Especialização em Gestão Estratégica, Gestor imobiliário na Ouse Mais Soluções Imobiliárias - Chapecó - SC, Corretor de imóveis, CRECI/SC 16.356 F.

Veja também

Valor do CUB/Sc para o mês de Outubro de 2015.08/10/15 O Valor do CUB residencial de Santa Catarina para o mês de Outubro 2015 de acordo com os dados do SINDUSCON/SC teve a variação de 0,42% em relação ao valor do mês de Setembro de 2015, ficando o valor em R$ 1.542,30....

Voltar para (Dicas)