(49) 98873.9516
(49) 3312 0015 | 3316 0016

Informações e Dicas

05
JUN

07 dicas financeiras para a compra do seu imóvel

Por: Jaime Cristofori


Um dos erros que cometemos ao pensar em comprar um imóvel é imaginar ou pensar em um imóvel de um determinado padrão ou valor, sem antes pensar em nossa condição financeira de compra. Em virtude desta falta de informação muitas vezes nos decepcionamos e até por vezes julgamos que os profissionais da área não quiseram ofertar determinado imóvel para nós.


Depois de termos vivenciado muitas destas situações, sugiro:



  1. Precisamos avaliar o que temos em caixa (dinheiro disponível) neste momento. 90% dos proprietários ao negociar um imóvel exigem em torno de 20% de entrada. Esta entrada é o sinal do negócio, que deve ser repassado ao proprietário do imóvel na assinatura do contrato;

  2. Se tiver um automóvel para dar no negócio, já informe o corretor ou o proprietário do imóvel no primeiro contato. O Automóvel pode ser um empecilho de negociação. Normalmente o vendedor em caso de aceitar o carro pede mais algum valor em dinheiro como entrada. Outra coisa que devemos lembrar é que na maioria das vezes em caso de ofertar um automóvel os proprietários consideram o valor do veículo em torno de 20% a menos que a tabela FIPE;

  3.  Definido quanto tenho de dinheiro (espécie ou veículo), queremos um imóvel de valor maior, precisamos neste momento ver qual é a nossa capacidade de financiamento. Neste momento precisamos buscar os bancos para simular a nossa capacidade de financiamento. Recomendamos buscar mais de uma instituição financeira para buscar estas informações. O Corretor de imóveis também é o profissional indicado para fazer estas simulações e lhes orientar. Assim você terá a real informação das suas possibilidades.

  4. Outra coisa que precisamos entender é que FGTS não pode ser considerado como entrada na compra do imóvel para o proprietário. Isso, pois o dinheiro do FGTS somente é depositado na conta do vendedor, quando sair o dinheiro do financiamento, e este processo pode demorar até 120 dias.  Saiba como utilizar o FGTS Acessando o http://www.ousemais.com.br/dicas/condicoes-de-uso-do-fgts-na-compra-de-imoveis.

  5. Temos que ter o cuidado de não comprometer mais de 30% da nossa renda em prestação de financiamento habitacional.  É importante salientar que as instituições financeiras vão avaliar se temos outros tipos de financiamentos vigentes (Carro, empréstimos pessoais ...), havendo estes, o nosso poder de crédito junto ao banco vai diminuir na proporção do valor comprometido mensalmente com outros financiamentos. Precisamos entender que o valor máximo do imóvel que temos que procurar é a soma do dinheiro que temos disponível  para a entrada (Dinheiro, carro ou outro imóvel), mais Saldo de FGTS que temos mais o valor que conseguiremos através de financiamento bancário.

  6. Ao comprar o um imóvel, mesmo que financiado, precisamos transferir este imóvel para o nosso nome. Porém para isso acontecer existem várias taxas e tributos que necessitam ser pagas e se nós não tivermos guardado esta reserva teremos problema. Em média estas despesas vão variar entre 2% a 4% do valor do imóvel. Vai depender do tipo de compra, se direta, se financiado, se Minha Casa Minha Vida. O Ideal é questionar ao corretor de imóveis, ele poderá passar um valor aproximado, de acordo com a sua negociação.

  7.  Dois Conselhos: Antes de ir às compras, precisamos pensar bem em quanto podemos gastar e é necessário consultar um profissional da área imobiliária (corretor de imóveis) e falar sempre a verdade em relação a nossa condição financeira. Não fique ouvindo vizinhos, parentes entre outros que não são especialistas na área e na maioria das vezes passam informações equivocas em relação às questões financeiras. Afinal o corretor de imóveis tem como uma das principais funções orientar, prestar consultoria, resolver o nosso problema na hora da compra de um imóvel.


Com estas dicas espero ter contribuído na melhoria do conhecimento em relação às questões e os medos que temos quanto se trata da parte financeira da compra de um imóvel.


Tendo definido e clareado a nossa real situação financeira, agora é o momento de definirmos o tipo de imóvel que vamos buscar. Mais dicas nos próximos artigos.


Sobre Jaime Cristofori: Graduado em Administração, Especialização em Gestão Estratégica, Gestor imobiliário na Ousemais Imóveis Chapecó - SC,  Corretor de imóveis e Professor no curso técnico em transações imobiliárias do SENAC. Atua no ramo imobiliário desde 1996.

Continue lendo

Horário de Atendimento:

Seg. à Sexta: 08h30 - 12h00 | 13h30 - 18h Sábados das 8h30 - 12h00

Entre em contato

Rua Rio de Janeiro, 53 E | Centro
Chapecó/SC CEP 89802-230

(49) 98873.9516

(49) 3312 0015 | 3316 0016
atendimento@ousemais.com.br

Todos os direitos reservados | Acesso Restrito | Webmail

Desenvolvido por Lovatel Agência Digital