Junte-se a nós e receba atualizações e sacadas incríveis sobre o Mercado Imobiliário, Dicas de Decoração, Arquitetura e uma pitada de bom humor
O que são imóveis a PREÇO DE CUSTO? Como funciona?
Os imóveis a preço de custo oferecem uma oportunidade de investimento seguro e com alto potencial de retorno.
O modelo de Construção a Preço de Custo vem a algum tempo revitalizando o ciclo positivo de rentabilidade e reduzindo riscos nos investimentos imobiliários.
Os imóveis a preço de custo estão entre as melhores oportunidades para quem procura aplicações seguras e com alto potencial de retorno. Afinal, as obras conduzidas nessa modalidade são até 50% mais baratas que as unidades prontas ou direto na planta.
O modelo mais comum e tradicional, o Sistema de Preço Fechado, que possui o seu regimento em um contrato particular ou público de compra e venda, onde com base no valor de mercado o construtor estipula um valor fixo e uma data de entrega do empreendimento, sendo que a valorização do imóvel e o lucro ficam com o construtor.
Na procura por empreendimentos de alta qualidade, a preço abaixo de mercado, que gerem boa valorização e lucro, mas com segurança jurídica e gestão profissional, nasceu o modelo de Construção a Preço de Custo.
Mas, o que faz com que elas sejam mais em conta e que caracteriza esse tipo de investimento é que:
Os imóveis a preço de custo são obras em que um grupo de investidores se reúne para financiar um empreendimento. Dessa forma, os compradores se tornam sócios do negócio ou não; ou,
Por iniciativa de uma pessoa ou uma empresa (Incorporadora, imobiliária) buscam reunir um grupo de pessoas tenham o interesse em construir um empreendimento, porém individualmente não possuem recursos financeiros, conhecimento técnico e tempo para executar. Diante disto reúnem-se estas pessoas pelo interesse em comum e formar um Grupo de Investidores com o objetivo de construir um empreendimento no modelo de Construção à Preço de Custo; ou;
Resulta da vontade de uma Empresa Incorporadora, em vender cotas para a construção de unidades imobiliárias (apartamentos, casas, salas, terrenos, etc.) para Compradores interessados na aquisição de unidades imobiliárias pelo custo real da construção, acrescido de uma Taxa de Administração.
Os membros do Grupo de Investidores tornam-se quotistas e responsáveis por arcar com os custos da construção, adquirindo quotas de participação do empreendimento que será construído, por aporte mensal até a sua conclusão, desta forma o custo da Obra torna-se mais baixo.
Como a construção a preço de custo é financiada pelos futuros proprietários, não há risco de que as obras fiquem incompletas. Além disso, todo o acompanhamento é garantido por atas e relatórios mensais, o que torna o processo bastante confiável.
Essas práticas de transparência, aliás, estão previstas na Lei das Incorporações Imobiliárias.
Os modelos mais utilizados para este tipo de negócio são:
Constitui-se uma empresa, normalmente no modelo SPE – Sociedade com Propósito Específico, onde os sócios são o Grupo de Investidores, e após a conclusão da obra encera-se a empresa;
Constitui-se uma Cooperativa de Construção, onde o investidor entra como associado através da aquisição de cotas, e após a conclusão da obra encera-se a cooperativa (Veja mais detalhes sobre cooperativa na construção acessando CLICANDO AQUI);
Um modelo utilizado bastante, é o caso onde imobiliárias ou incorporadoras fazem a união de pessoas para com o mesmo intuito, cobram uma taxa para administrar o empreendimento e o investidor entra somente com o capital, ficando todas as responsabilidades do empreendimento para a empresa gestora.
Como vimos até aqui, ao tornar-se sócio investidor e ou somente investidor de um imóvel a preço de custo, a execução da obra será de responsabilidade de uma empresa especializada. Isso dá mais garantias ao processo, já que a gestora do projeto será responsável por ações importantes, como:
- Encontrar e comprar o terreno;
- Elaborar o projeto;
- Estabelecer o cronograma e a data de entrega;
- Contratar fornecedores e funcionários;
- Criar o plano de fluxo financeiro;
- Executar o empreendimento;
- E gerar relatórios mensais.
A Ouse Mais percebeu neste modelo uma forma de atender as demandas de clientes investidores, entregando-lhes segurança e rentabilidade, e vêm, através de parcerias, viabilizando a participação dos clientes neste modelo de negócio.
Para saber mais e conhecer as oportunidades de investimento neste formato contate a Ouse Mais.
49 3312 0015 / 98873 9516 - [email protected]
https://www.ousemais.com.br/home
Sobre Jaime Cristofori: Graduado em Administração, Especialização em Gestão Estratégica, Gestor imobiliário na Ouse Mais Soluções Imobiliárias - Chapecó - SC, Especialista em negócios Imobiliários, CRECI/SC 16.356 F.
Junte-se a nós e receba atualizações e sacadas incríveis sobre o Mercado Imobiliário, Dicas de Decoração, Arquitetura e uma pitada de bom humor