Junte-se a nós e receba atualizações e sacadas incríveis sobre o Mercado Imobiliário, Dicas de Decoração, Arquitetura e uma pitada de bom humor
Comprou um Imóvel. Sabe quais as despesas extras?
Por: Jaime Cristofori
Através do Consultor Imobiliário/Corretor de Imóveis o você conhece as opções que está buscando para adquirir um imóvel, juntos negociam as condições com o proprietário e concluem a negociação. No entanto as despesas da compra do imóvel não param por aí. Em seguida vem o processo de transferência do imóvel e nem sempre o comprador está ciente destas despesas.
Uma das funções do Corretor de imóveis é alertar o comprador que a primeira taxa a ser paga é o ITBI - “Imposto de Transmissão de Bens Imóveis Intervivos”, que em média esse imposto é de 2% do valor da escritura, imposto este emitido pela Prefeitura da cidade em que o imóvel negociado se encontra. O Valor do ITBI pode ser zero ou 1% se o imóvel se encaixa dentro de algum programa social tipo o Minha Casa Minha Vida.
Em seguida no tabelionato tem a taxa de FRJ e emolumentos para a emissão da escritura que é uma porcentagem do valor do imóvel. Por ultimo a taxa de registro no Cartório Registro de Imóveis que também é uma porcentagem do valor da escritura, lembrando que é necessário o pagamento dessas taxas à vista.
Normalmente o comprador não tem a ciência e o conhecimento dos valores destas taxas. É função do corretor de imóveis orientar e levantar o valor das mesmas.
Em Chapecó, a Ouse Mais possui um departamento que auxilia o comprador e o vendedor de imóveis neste processo burocrático.
Para a lavratura da escritura no tabelionato é necessário alguns documentos como: do imóvel certidão negativa de ônus, reipersecutória, matrícula atualizada, do comprador cópia de RG/ CPF, certidão atualizada do estado civil, comprovante de endereço, do vendedor cópia de RG/ CPF, certidão atualizada do estado civil, comprovante de endereço, Certidão Negativa de Ação Civil e de Família e Execução Fiscal, Certidão Negativa da Justiça Federal e Certidão Negativa da Justiça do Trabalho. Com toda essa documentação em mãos, o Tabelionato tem um prazo para fazer a lavratura da escritura e entregar ao comprador.
A Escritura Publica assinada, é levada ao Cartório de Registro de Imóveis, onde o imóvel está registrado e após um prazo de mais ou menos 30 dias, o comprador recebe a certidão de registro do imóvel, registrada em seu nome através da escritura.
Diante de todos esses prazos, o comprador pode combinar com o vendedor e se mudar para o imóvel antes de registrar a escritura. O corretor de imóveis acompanha o processo até a entrega das chaves, assim, dando uma segurança para ambas as partes.
Em Chapecó existem várias imobiliárias e corretores que prestam bom serviço, com seriedade e profissionalismo. Uma delas é a Ouse Mais Soluções Imobiliárias, que apesar de relativamente nova no mercado, vem se destacando devido ao profissionalismo que vem sendo implantado. Ao comprar um imóvel em Chapecó, procure um profissional, este vai sanar boa parte das suas dúvidas.
Sobre Jaime Cristofori: Graduado em Administração, Especialização em Gestão Estratégica, Gestor e Consultor Imobiliário na Ouse Mais Soluções Imobiliárias, Chapecó – SC.
Junte-se a nós e receba atualizações e sacadas incríveis sobre o Mercado Imobiliário, Dicas de Decoração, Arquitetura e uma pitada de bom humor