Junte-se a nós e receba atualizações e sacadas incríveis sobre o Mercado Imobiliário, Dicas de Decoração, Arquitetura e uma pitada de bom humor
7 vantagens de investir em imóveis na planta ou em construção
7 vantagens de investir em imóveis na planta ou em construção
Se você não tem pressa para morar ou alugar o apartamento, saiba que ele valoriza entre 20% e 50% depois de pronto, segundo o Sinduscon.
O imóvel na planta é uma opção para quem tem mais tempo para planejar o pagamento das prestações ou deseja negociar a entrada, as parcelas e as condições do financiamento. Um dos receios da aquisição na planta é o atraso na entrega das chaves, mas a legislação brasileira passou a atuar para proteger as partes envolvidas.
O Código de Defesa do Consumidor, por exemplo, prevê que a construtora responsável tem um prazo de 180 dias após a data prevista de conclusão do empreendimento para entregar as chaves. Se isso não for cumprido, os consumidores podem exigir o recebimento do apartamento, aceitar outro produto ou serviço equivalente ou até mesmo rescindir o contrato. Confira as cinco principais vantagens dessa escolha:
Planejamento
O primeiro ponto positivo que o comprador tem é a possibilidade de realizar um planejamento maior e melhor, inclusive na questão do pagamento, já que terá o tempo a seu favor para executar todas as reformas e tomar providências com calma, sem improviso.
Descontos na compra
Para comprar um imóvel na planta, geralmente é necessário o pagamento de 20% a 30% do valor integral do imóvel como entrada, mas por exemplo em Chapecó, existem empreendimentos onde a entrada é menos que 2% e o resto pode ser parcelado. Porém, quanto mais recursos o comprador tiver na entrada ou durante a obra, mais descontos poderá conseguir com a construtora.
Valorização
Um imóvel na planta está sujeito a valorização e isso pode ocorrer de acordo com o andamento das obras. De acordo com o Sindicato da Indústria da Construção Civil (Sinduscon), o preço do imóvel pode subir entre 20% e 50% até ficar pronto.
Menos burocracias
Os trâmites também são favoráveis. Como os apartamentos não passaram por nenhum outro proprietário, todo processo é facilitado. Quando o imóvel é usado, o procedimento é maior para desenrolar a questão da escritura, seja na esfera jurídica, civil ou criminal.
Documentação em dia
Comprar na planta oferece, ainda, maior desburocratização na hora de fechar o negócio. Como, anteriormente, o empreendimento não contava com moradores, você não corre o risco de ter problemas com taxas e impostos não pagos, registros incompletos, documentação atrasada e outros inconvenientes.
Infraestrutura moderna
Um imóvel na planta tem instalações mais modernas e em melhores condições. Não apenas a infraestrutura interna do apartamento, mas todo o prédio contará com redes elétrica e hidráulica novas, materiais móveis e decoração de última linha e um bom acabamento. Isso evita preocupações com infiltrações, rachaduras, elevadores com defeito, portões velhos e demais problemas de manutenção.
Além disso, os espaços são melhor aproveitados e pensados estrategicamente no estilo de vida contemporâneo, o que garante maior conforto e praticidade no dia a dia dos moradores.
Personalização do imóvel
Nada como buscar algo inovador e ter poder de escolha em seu projeto, não é mesmo? Pois essa é mais uma facilidade para os investimentos direto na planta. Na maioria dos casos é possível realizar adaptações em conjunto com a construtora, alterando os formatos para o seu gosto e assim chegar o mais perto possível do imóvel ideal. Mas vale ressaltar que tudo deve ser feito em parceria com a empresa, para que sejam respeitadas todas as normas de segurança na construção e finalização da obra.
Junte-se a nós e receba atualizações e sacadas incríveis sobre o Mercado Imobiliário, Dicas de Decoração, Arquitetura e uma pitada de bom humor