Junte-se a nós e receba atualizações e sacadas incríveis sobre o Mercado Imobiliário, Dicas de Decoração, Arquitetura e uma pitada de bom humor
6 vantagens e benefícios de morar em condomínio fechado de casas
Por: Jaime Cristofori
Morar em um condomínio de casas tem sido uma opção que muitas pessoas tem escolhido.
Viver em uma casa com um quintal amplo também tem as suas vantagens. Mas este tipo casa está cada vez mais rara nas grandes cidades. O aumento populacional tem mudado a maneira como o mercado imobiliário passou a oferecer os móveis.
A Opção por condomínios fechados tem sido uma escolha prudente e a sua demanda tem aumentado muito nos últimos anos.
São muitas as vantagens em morar nos condomínios fechados.
Saiba de Algumas vantagens que podemos destacar:
Qualidade de vida
Morar em um local que proporcione uma boa qualidade de vida, hoje é um dos pontos mais avaliados por quem busca uma moradia. As moradias nestes condomínios geralmente são agraciadas com: Estruturas amplas de lazer; Área de plantio de verduras e frutas; Lagos ou fontes; Espaços para caminhadas ...
Para quem gosta de natureza, morar em condomínio fechado é uma ótima opção, visto que nos finais de tarde é possível dar uma caminhada entre as árvores. O condômino pode fazer um passeio ciente de que estará seguro, o que garante a qualidade de vida dos moradores.
Áreas de lazer
A maioria das casas normais dependem dos espaços públicos, como parques, bosques e quadras para poderem ter um pouco de lazer nas suas rotinas. Porém estes espaços são raros e por vezes mal conservados.
Por sua vez os condomínios têm áreas de lazer — nem que seja uma quadra de esportes. Esses espaços sempre fizeram parte dos projetos condominiais.
Hoje em dia, existem condomínios com saunas, piscinas, spas, academias, pistas de caminhada, espaços em meio a natureza, etc.
Para quem gosta de festejar, existem os salões de festas. Espaços amplos e agradáveis para quem deseja receber a família e os amigos para um churrasco, por exemplo.
Segurança
Poder morar onde se pode se sentir seguro é primordial. Não estamos nos referindo apenas às estratégias adotadas para combater a ação de criminosos. Mas, também da consequência que elas causam no dia a dia das pessoas: a sensação de segurança.
Dormir com a janela aberta, deixar as crianças brincarem nos espaços do condomínio, ser avisado de que alguém está esperando na portaria etc. Essa tranquilidade faz parte da rotina de quem opta por viver em condomínio.
Ter câmeras de segurança, cercas elétricas, sistemas de interfone etc. em uma casa comum, mas isso gera um custo muito alto para morador. Se você quer experimentar maior sensação de segurança, opte por viver em um condomínio.
Privacidade
Ter privacidade é um dos fatores que faz com que as pessoas optem pelos condomínios. Para começar, uma pessoa estranha só poderá entrar no local se convidada pelo morador e depois de passar pela portaria.
Em uma casa, para ter um pouco de privacidade, o morador precisará erguer muros, investir em portões e deixar as janelas sempre fechadas. Em alguns casos, se o seu vizinho viver em um imóvel mais alto, nada disso adiantará.
Outra situação, quem vive em condomínios fechados, não sofre com os vendedores e pedintes batendo em sua porta o dia todo.
Ruídos/Barulhos
Morar em um condomínio fechado é praticamente a garantia de tranquilidade em relação aos barulhos externos (Trânsito, sirenes, pedestres, obras ...) e internos ao condomínio.
O controle de ruídos internos e feito através da Lei do Silêncio. Essa lei estabelece que não deve haver barulhos antes das oito horas manhã e depois das dez da noite.
Quando se vive em uma casa comum, a única autoridade que pode garantir o cumprimento dessa legislação é a Polícia Militar.
Por outro lado, quem escolheu viver em condomínio conta com um forte aliado na hora de fazer cumprir o respeito à Lei do Silêncio: o regimento interno.
Manutenção das áreas comuns
Fazer a manutenção de jardim, piscina, salão de festas e outros espaços externos de uma casa dá muito trabalho e custa muito dinheiro. Por isso, quando vemos uma casa mal cuidada, com um quintal em péssimas condições, é possível que aquele proprietário não tenha tempo e nem dinheiro para realizar a devida manutenção.
Em um condomínio essa situação é mais rara. Em primeiro lugar porque existem profissionais contratados para realizar esses cuidados. A presença de uma zeladora é fundamental para deixar tudo limpo e organizado, de modo que os visitantes fiquem encantados com o local.
A presença do síndico é outro ponto importante. Esse morador assume a obrigação de fiscalizar as manutenções das áreas comuns. Portanto, se o jardim não está devidamente bem cuidado, se a piscina não está limpa e se as áreas comuns não estão prontas para serem usadas, os moradores têm a quem reclamar.
O Síndico também coordena as manutenções de segurança, como a dos elevadores e de equipamentos, como as câmeras de vigilância, profissionais da limpeza e outros.
Conclusão
Morar em condomínio tem muitas vantagens. Se você está pensando em comprar a sua casa própria, fique de olho nos condomínios da sua cidade. Todos esses benefícios servem para valorizar o investimento, ajudando o comprador a vender ou a alugar o imóvel no futuro.
Fonte/Adaptado: https://blog.credipronto.com.br/morar-em-condominio-fechado
Junte-se a nós e receba atualizações e sacadas incríveis sobre o Mercado Imobiliário, Dicas de Decoração, Arquitetura e uma pitada de bom humor